Na onda da Leitura com o Baú Andarilho - Histórias que viajam de Jardim e Jardimte


Porque somos uma Escola aLER+...
...
este é um projecto da Educação Pré-escolar que envolve todas as Crianças e Educadoras dos Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas do Viso.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Lagartinha Comilona ...na sala 3

Na sala 3 do JI Vasco da Gama

A história “A Lagartinha Comilona” permitiu aos meninos desta sala trabalhar diversas áreas de conteúdo: Formação Pessoal e Social, Domínio da Linguagem Oral, Domínio da Matemática e Domínio da Expressão Plástica através da elaboração do Quadro de Aniversários e aperfeiçoamento do Quadro de Presenças.

Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo:
- Saber estar e escutar;
- Desenvolver o sentido de responsabilidade, de partilha, de cooperação, de interajuda e do trabalho em equipa;
- Conhecer alimentos saudáveis e não saudáveis;

Domínio da Linguagem Oral:
- Promover ocasiões que motivem o diálogo e a partilha entre o grupo;
- Enriquecer o vocabulário na aprendizagem de palavras novas (exemplo: casulo);
- Incentivar na participação do reconto da história;
Reconto da história com imagens
Domínio da Matemática:
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático nomeadamente através das noções temporais (sequência semanal do Quadro de Presenças, sequência mensal do Quadro de Aniversários e sequência dos acontecimentos da história no reconto da mesma com imagens e no Quadro de Aniversários);
- Realizar contagens;


Sequência Semanal


Quadro de Presenças


Sequência mensal para o Quadro de Aniversários e sequência de acontecimentos da história

Expressão Plástica:
- Contacto com diversas formas de registo;
- Recurso a diversas técnicas de pintura (com dedos, com técnica do berlinde, com papel crepe dissolvido em água);
- Selecção, recorte e colagem de imagens de alimentos e materiais diversificados

Selecção e recorte de imagens
Colagem
Pintura com técnica do berlinde
Pintura com papel crepe
Pintura de dedo
Produto final - Quadro de Aniversários

Sem comentários:

Enviar um comentário