Na onda da Leitura com o Baú Andarilho - Histórias que viajam de Jardim e Jardimte


Porque somos uma Escola aLER+...
...
este é um projecto da Educação Pré-escolar que envolve todas as Crianças e Educadoras dos Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas do Viso.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Surpresa de Handa no JI dos Correios


Foi com muito agrado, que em Janeiro recebemos mais uma visita da Professora Ana Barroca que nos levou mais uma história do “Baú”.
Desta vez foi… “A Surpresa de Handa
Esta foi uma história que nos encantou pelas suas magníficas ilustrações, repletas de cor e pormenores, que nos levou “a viajar” até à savana Africana, promovendo o conhecimento de uma realidade distante e sensibilizando as crianças para as questões multiculturais.  

Através uma fórmula enumerativa, contagem decrescente, este livro desafia a atenção dos mais pequenos na leitura das imagens e das múltiplas informações que elas fornecem.





 
A pedido da professora Ana Barroca e, como já é costume, prometemos fazer um trabalho sobre as histórias que nos oferece.
Aproveitando as imagens dos frutos e dos animais, que a professora Ana nos enviou por e-mail, foi elaborado um jogo para promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, a consciência fonológica e a familiarização com a escrita.

Esta história proporcionou às crianças o conhecimento de novos frutos e de alguns animais. Estes nomes foram muito explorados, principalmente com as crianças de 3 anos.
 
Desenvolvimento da memória

Numa cartolina, com uma tabela de uma entrada e quatro colunas desenhadas, numa primeira fase, foram colocados cartões com as imagens dos frutos numa coluna e com as dos animais na outra. Os cartões estavam virados ao contrário




Correspondência de imagens e ideias
 
Uma criança de cada vez virava dois cartões, um de cada coluna, para tentar encontrar um par. Sendo que, cada par tinha que fazer corresponder o animal ao fruto que tinha retirado do cesto de Handa. 
    
 Depois de virados os dois cartões, as crianças tinham que se lembrar se “aquele animal” correspondia “aquele fruto”. Se correspondesse, passavam o par, cartões com fruto e animal, para a coluna ao lado, caso contrário voltavam a virar as imagens que permaneciam nos mesmos sítios.
As crianças tinham que ir memorizando onde estavam os cartões para que mais rapidamente os pares fossem encontrados.
Nesta parte do jogo, foi explorada a noção de par e evocado o momento, após a leitura da história, em que se partiram as tangerinas ao meio e se ficou com duas metades formando um par.


Consciência fonológica - Familiarização com a escrita

Como a maioria das crianças com 5 e 6 anos já conhecem algumas letras, foram usados cartões com as letras e as palavras correspondentes a cada fruto e a animal, que pelo som das primeiras letras e primeiras sílabas, as crianças faziam a respectiva associação à imagem e respectiva correspondência na tabela.



Colocavam as imagens na coluna central e os cartões com as palavras de um lado e com as letras do outro.
Esta foi uma forma de direccionar mais este jogo para as crianças mais velhas do grupo.

Em tempo de actividades livres as crianças exploraram este jogo de forma espontânea e recorriam ao livro como auxiliar de memória, de forma a confirmarem a correspondência, animal e fruto.





Sem comentários:

Enviar um comentário